Sem a minha família a minha casa estaria limpa, a minha carteira estaria cheia e a minha vida estaria organizada. Mas o meu coração estaria vazio... Amo vocês =D

terça-feira, 6 de maio de 2014

Como poupar tempo e dinheiro na sopa do bebé

A minha Mary já está quase a fazer 9 mesitos, parece que foi ontem que a parteira Antonieta dizia "faça força mamã" e eu gritava "não consigoooo"... opá que filme... Bem entretanto apesar de ainda ser muito viciada na maminha, já há muito tempo que ela se delicia com a sua sopa entre outras coisas. O meu ideal seria cozinhar-lhe uma sopinha feita na hora com ingredientes fresquinhos todos os dias mas isso é a minha utupia porque na vida real "é o ó" (alguém se lembra desta expressão de uma novela brasileira?). Então como é que eu faço para ter o mínimo trabalho e cozinhar para ela de forma saudável (e económica)? O meu segredo: cozinhar a vapor na panela de pressão. É um sonho. Faço assim neste momento a minha boneca come uma sopa de carne ao almoço e uma de peixe ao jantar. O que eu faço é no Domingo à noite (coitado do Domingo deve ser o meu dia mais atarefado...) cozinho uma dose industrial de sopa que depois congelo em boiões com o tamanho adequado para a quantidade que ela come. E cozinho tudo de uma vez, assim, em baixo cozo a carne, ponho uma quantidade generosa de água mas não demais (atrasa a fervura gastando mais energia), depois a minha panela de pressão tem uma rede para cozinhar a vapor onde coloco os vegetais (Cenoura, batata, curgette, batata doce, brocolos, espinafres, abobora, ervilhas...) e o peixe (uso ultra congelado - aproveito as promoções =D ). Cozinha tudo ao mesmo tempo e é super saudável porque o que é cozinhado ao vapor conserva todas as propriedades. Depois é só juntar os ingredientes (carne e vegetais para um lado, peixe e outros vegetais para outro), moer, juntar água até acertar a consistência, deixar arrefecer e congelar. Pronto simples assim. Já sei que vai o gosto da carne na sopa de peixe, e depois? Mas se não quiserem que isso aconteça façam as duas sopas em separado, mesmo assim já poupam Dica: tirem a sopa para o almoço na noite anterior (e para o jantar de manhã) e deixem descongelar lentamente no frigorifico, poupam energia se fizerem assim em vez de descongelarem no microondas (demora bem mais do que só aquecer ainda por cima sopa de bebé nunca se aquece muito) ou no fogão.

2 comentários:

  1. Olá! Estou a ver o teu blog e estou a gostar imenso! :)
    O meu bebé está quase a fazer 11 meses e também ainda mama. Quanto às sopas, faço para 2 dias de cada vez (2 sopas de peixe e 2 de carne) com a máquina de fazer comida a vapor da Chicco. É muito prática porque coloco lá todos os ingredientes e ela depois desliga sozinha. Assim de 2 em 2 dias mudo os ingredientes da sopa para ir variando e para ir introduzindo novos sabores.
    Se quiseres visitar-me estou aqui: http://www.avidaemfotografia.blogspot.pt/
    Beijinhos e felicidades

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pela mensagem fico muito contente por teres gostado de ler. Já visitei o teu (vosso) cantinho e também gostei muito. Adorei a ideia do bolo de anos com o nome da tua princesa.
    Um beijinho*

    ResponderEliminar