Sem a minha família a minha casa estaria limpa, a minha carteira estaria cheia e a minha vida estaria organizada. Mas o meu coração estaria vazio... Amo vocês =D

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Comprar de modo inteligente - e poupado

Ontem foi dia de compras. Aqui perto de minha casa tenho apenas o Pingo Doce e o Lidl, mas também gosto do Continente, para aproveitar os cupõezinhos que eles mandam =)

No entanto este último fica bastante longe (Faro ou Loulé). Acho que é inteligente comprar em mais do que um sítio mas quando para se ir a determinado local que fica muito longe se tiver de gastar propositadamente em gasolina já não sei se compensa... Por isso é que aproveito o facto de estar a fazer um curso em Faro e quando lá tenho de ir fazer um exame é quando aproveito para ir então ao Continente, que fica mesmo em caminho. É só uma questão de gestão.

Desta vez quis aproveitar especificamente um cupão de 5€ de desconto em 20€ em compras. Da minha lista constava: leite, bolachas maria, cenouras, tomates, milho doce congelado, salsichas, atum, detergente lavar roupa e enlatados (feijão, grão). No entanto não caí no erro de comprar tudo lá para perfazer os 20€ em compras, isto porque me informei antes e sabia que ia encontrar as salsichas e o detergente para a roupa muito mais baratos noutro lado.

É muito importante quando queremos aproveitar estes descontos saber usá-los a nosso favor. Isto parece óbvio mas já vi muita gente na caixa a pagar que para completar os 20€ vai acrescentando coisas de última hora. Ora, para poupar 5€ em cartão acabam por comprar coisas que de outro modo não comprariam (pastilhas, batons, revistas, sprays solares...).

A primeira coisa a fazer é levarem uma lista e procurarem esses artigos em promoção na dita loja. Se não estiverem em promoção e/ou souberem que estão mais baratos noutro local vão onde são mais baratos. Para perfazer os 20€ apostem em produtos que raramente se encontram em promoção (ex. leite de marca branca, acho que o preço é o mesmo em todos os principais hipermercados) e que são sempre necessários. Levem uma calculadora. Assim sabem em que ponto estão. Se tiverem outro cupão de desconto para a mesma data (eu por exemplo tenho um para a mesma data de 10% em cartão em qualquer compra) perguntem se acumula. Se não acumular façam como eu: fazem compras até um valor de 20€, pagam usam o cupão de 5€ em cartão, guardam as coisinhas no pópó e voltam, fazem o resto das compras e já podem usar o outro cupão =D

Quanto às salsichas sabia que estavam em promoção no Pingo Doce. Mas quando fui ao Lidl para comprar o detergente da roupa vi também lá salsichas em promoção (mas com preços diferentes e também quantidades diferentes). Como fazer para desempatar? Calcular o preço por unidade. Há e só compensa aproveitar a promoção de uma marca de o preço por unidade/dose por equivalente ou inferior ao mesmo produto de marca branca!!!

Outra coisa que também se deve ter em conta quando se vai às compras é não ir na cantiga de todas as promoções e, principalmente, ofertas. Principalmente quem tem crianças é bombardeado com ofertas de bonecos e afins na compra de determinado produto. Mas esse tipo de oferta só compensa realmente a quem já é consumidor dessa marca/produto. Também eu há vezes vou fazer as compras e fico a pensar "à oferecem isto... que giro". Mas se é uma coisa que eu não compraria sem oferta, não compro. E quanto a marcas é como disse, apenas compro se o preço ficar no mínimo igual ao de marca branca.

Outra boa maneira de aproveitar as promoções: comprar presentes! Quando fui ao Continente vi um livro do Jamie Olivier a metade do preço. Adoro livros de cozinha e adoro o Jamie Olivier. Mas como sou forreta faço sempre um eforço por não comprar, afinal posso procurar receitas na internet e em comparação com o livro é de graça. Mas quem tiver por exemplo uma amiga muito fã, e que normalmente compraria outra coisa mais barata, pode aproveitar este tipo de situações.

Sem comentários:

Enviar um comentário