Sem a minha família a minha casa estaria limpa, a minha carteira estaria cheia e a minha vida estaria organizada. Mas o meu coração estaria vazio... Amo vocês =D

terça-feira, 13 de maio de 2014

Pechichas - comprar ao produtor

Ainda ontem fomos almoçar a casa dos meus pais, com mais uns amigos deles, e com a conversa das poupanças estava eu a contar como organizo a as minhas compras de forma a economizar o mais possível e normalmente as pessoas o que dizem logo é que é uma perda de tempo, que tem mais do que fazer, vão onde calha comprar o que precisam e pronto.

Cada um sabe de si, eu costumo dizer que quem não se preocupa em poupar é porque não precisa. Acho que há hábitos que custam a entrar na rotina das pessoas, embora tudo dependa da motivação para.

Pois cá eu adoro uma pechincha. Há negócios que compensam, basta procurar e encontramos algo que vá de encontro às nossas necessidades.

No ínicio deste ano eu e o meu marido alugámos um camião para ir a Viseu (e nós vivemos no Algarve) buscar uma casa de madeira que comprámos em segunda mão em excelentes condições por 200€! Ficou mais caro o transporte que a casa, mas compensou pois nunca mais teriamos encontrado um negócio assim. Quando vejo folhetos de grandes lojas de construção e bricolage o preço de qualquer abrigo de madeira custa logo mil e tal euros!!!

Nisto de procurar pechinchas também convém ter ou conhecimentos e alguém que nos informe.

Por exemplo sabiam que nos mercados abastecedores se vendem sacas de cenoura de 25kg por cerca de 4 ou 5€!? Mais uma vez que jeito dá uma arca bem grande, pois dá para guardamos congeladas já cortas em rodelas e em cubos para depois usar. Ou para fazer sumos. E quem não tem esta possibilidade que tal juntar-se com mais uns amigos e assim dividem os custos.

Outra possibilidade de poupança é comprar na lota. Aqui eu penso que talvez não possa lá comprar toda a gente, se calhar só quem tiver licença para depois revender o peixe. Mas se conhecerem alguém nestas condições vale muito a pena encomendar um peixinho. Ainda ontem fomos jantar a casa da minha cunhada (dia de refeiçõesà borla hehe) e serviram-nos uma cavalinhas deliciosas. Ainda mais deliciosas quando o meu cunhado nos diz que a mãe (que pesca e tem viveiros de ameijôas e por isso vai todos dias à lota) comprou 10kg de cavala por 5€!!! A avó do meu marido compra a 4€ o quilo!!!!! Já viram bem a poupança que não é? Eu disse logo a tua mãe vai-me começar a comprar peixe e tu logo trazes.

Outra coisa que fiquei de boca aberta um dia destes: o meu marido é muito amigo de uma senhora que produz mel e um dia destes foi lá com uns frascos e trouxe 3L de mel por 10€. Tendo em conta que nos mercados não se encontra por menos de 5€ cada litro, poupámos 5 euritos. Bem bom não?

E agora vou puxar a brasa à minha sardinha (nós criamos animais). Quando comecei a andar com o meu marido lembro-me de ele perguntar à irmã se compensava ela comprar-lhe um animal inteiro em vez de comprar a carne no supermercado/talho.

E eu pensei (nessa altura não governava uma casa, não fazia compras e não tinha noção dos preços) que não, pois a carne no supermercado é tão barata... Mas ela disse que compensava, e ela não é nada parva. Foi então que eu abri os olhos.

Nós vamos ao supermercado e trazemos uma embalagem de carne por poucos euros. Mas já viram bem o preço ao quilo? Se comprarmos a um pequeno produtor carne de porco a 3,50€/kg está bem que também pesam os ossos. Mas já vi lombo ou entrecosto de porco preto a 9€/kg. E no talho toucinho a 3,45€/kg!!!

Neste campo só o que vejo que não compensa é o frango - os supermercados põem-nos mesmo baratos. Mas sinceramente, ainda bem que não tenho que comprar pois não se compara o sabor de um verdadeiro frango do campo com aquela porcaria que eles vendem entupido de farinha. Mas pronto, nem toda a gente pode....

E vocês onde é que vão à pechincha?

Sem comentários:

Enviar um comentário